Evite multas - Resolução nº 9 da Anvisa


Quem nunca reclamou ou ouviu reclamações do tipo “estou quase congelando por causa do ar-condicionado do trabalho” ou “bem que podia ter um ar-condicionado aqui no trabalho”?

O conforto térmico é essencial para a execução de tarefas do dia-a-dia. Se estiver muito frio ou muito quente, as atividades podem ficar comprometidas. No ambiente escolar, por exemplo, o aprendizado pode ficar comprometido, e no trabalho, a produtividade pode diminuir.

Você sabia que a temperatura inadequada no ambiente de trabalho pode interferir no rendimento?

Manter a temperatura interna agradável é, inclusive, uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que, por meio da Resolução nº 9, fornece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar interior em ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente. De acordo com o documento:
 

Conforto térmico “a faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21°C e 23°C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26°C a 27°C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28°C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C.” Acesse o documento na íntegra.

A Loja Zara de um shopping de Recife, Pernambuco, foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho daquela região por não oferecer condições térmicas adequadas aos funcionários. Leia a notícia aqui.

fonte: webarcondicionado